sábado, 22 de outubro de 2011

Objetos de Desejo: Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues





Foi ele que descontraiu a casa e a maneira de sentar, quebrando a rigidez do estilo pé palito e ao criar, em 1955, a Oca, mistura de loja, ateliê e galeria de arte. Na Praça General Osório, em Ipanema, o espaço tinha as luminárias Dominici, tecidos da artista plástica Fayga Ostrower, móveis da Forma e peças assinadas por ele, tornando-se o ponto de encontro dos intelectuais. Em 1957, para atender ao pedido do amigo, o fotógrafo Otto Stupakoff, criou a Poltrona Mole, um sofá para seu estúdio. O móvel ficou caro demais e encalhou na vitrine, mas ganhou o primeiro lugar no Concurso Internacional do Móvel em Cantú, na Itália. Com o nome de Sheriff, começou a ser produzida pela companhia Isa, de Bergamo, na Itália, e exportada para vários países. Hoje, Sergio Rodrigues tem a maioria de suas peças produzidas pela LinBrasil, de Curitiba. O design brasileiro cresceu com Sergio, que recentemente passou a ser representado na feira de Colônia e na de Milão pela ClassiCon. Para fazer o contraponto com a famosa Poltrona Mole, o designer criou, em 2002, a Diz. “Toda de madeira e tão confortável como uma poltrona mole”, explica Sergio, que recebeu por ela, em 2007, o prêmio do Museu da Casa Brasileira.

A poltrona Mole é uma das mais importantes criações do designer Sérgio Rodrigues. Ela tem um design robusto, que eu, particularmente, acho fascinante.

Ela foi criada em 1957 e logo Sérgio Rodrigues organizou uma exposição onde essa poltrona foi apresentada. O problema foi que não foi muito bem aceita, mas um tempo depois algumas encomendas da poltrona começaram a aparecer.. Na época, esse objeto chamou muito a atenção pela sua robustez, não muito comum.
Ela é feita de madeira de lei maciça e couro e suas dimensões são: 110x100x75h. Foi criada no Rio de Janeiro, em 1957.

O seu valor é de aproximadamente R$ 10.000,00.

Eu preciso de uma dessa! hahahaha. Imagina ela na minha sala!! Que deliciaaaaa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário